Setembro amarelo é um mês de reflexão e conscientização sobre um tema essencial: a saúde mental e a prevenção ao suicídio. Dentro desta pauta, reforçamos o compromisso de cuidar uns dos outros e realizamos um DDS Especial nas unidades e com os alunos da nova turma de Jovens Aprendizes da Ferro Puro Mineração. Como surgiu o Setembro Amarelo?
Em setembro de 1994, nos Estados Unidos, um jovem de 17 anos cometeu suicídio. Ele tinha um Mustang amarelo e, no dia do seu velório, seus pais e amigos decidiram distribuir cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais. A ideia acabou desencadeando um movimento de prevenção ao suicídio e até hoje o símbolo da campanha é uma fita amarela.
Centro de Valorização da Vida (CVV) Para contar com apoio gratuito e sigiloso em situações de crise, 24 horas por dia, ligue para o número 188 ou acesse o site www.cvv.org.br.
Sinais para prestar atenção
• Mudanças de comportamento (preste atenção se a pessoa não quer mais almoçar, se isola ou fica mais calada).
• Mudanças de Humor (Observe: irritabilidade, agitação, euforia).
• Mudanças de traços físicos (como emagrecimento e olheiras).
Como posso ajudar?
• Mostre que a pessoa pode contar com você. Se ela desejar, acompanhe-a ao psiquiatra ou ao psicólogo.
• Evite deixar a pessoa sozinha. Rede de apoio é muito importante.
• Acredite em ameaças. O impulso para o suicídio é transitório e pode durar minutos ou horas, por isso a ação imediata é tão importante.
Comments